Seguidores

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Como surgiu o Carnaval?
Veio dos rituais da fertilidade e festas pagãs de colheitas. Bacanais, saturnais e lupercais, orgias romanas. No século 6, a Igreja Católica adotou tais festas libertinas que invertiam a ordem do cotidiano, para domesticá-las, juntando todas na véspera da quaresma. Surgiu no Brasil, no século 17. Os saturnais eram comemorados em Roma de 16 a 18 de dezembro. Eram carros imitando navios com homens nus dançando de forma frenética e obscena. O nome dos carros eram: Carrum Navalis, que para muitos é a origem da expressão carnaval. Em 15 de fevereiro, comemorava-se os lupercais. As estranhas práticas consistiam entre outras coisas sair pelado banhados de sangue de cabra e perseguir transeuntes, lhes batendo com uma correia. Em março eram os bacanais, que eram orgias em homenagem ao Deus Baco. Em Colônia na Alemanha, as mulheres cortavam as gravatas dos homens com uma tesoura. Os hábitos se diversificavam de acordo com a cultura local.

Confetes - Chegaram ao Brasil em 1892, e as serpentinas substituíram as flores atiradas aos carros alegóricos. Em 1937, houve o primeiro desfile de fantasias no Teatro Municipal do RJ.
O lança-perfume - Com perfume e cloreto de etila ou éter, foi trazido da França em 1906 e proibido em 1960 porque era usado como droga.
Os blocos- Foram licenciados pela polícia em 1889 no RJ.
O Rei Momo - Sempre bem acompanhado por uma lindíssima rainha, foi instituído pelo jornal carioca "A Noite", em 1933, como símbolo, sendo que o primeiro foi o compositor Sílvio Caldas.
O Frevo - Que deriva de fervura, é uma dança criada em Recife no final do século 19.
Afoxés - São sociedades carnavalescas fundadas por negros, na Bahia, inspirados em tradições africanas. O primeiro surgiu em 1885 e desfilou com roupas importadas da África.
O trio elétrico - São palcos montados na carroceria de caminhões e equipados com alto-falantes e módulos de potência de até 100 mil Watts.
Escolas de samba estreiaram no RJ em 1928 e com o tempo, adquiriram estrutura e orientação de empresários, mais um filão a ser explorado pelo capitalismo selvagem, patrocinados pelo estado, traficantes de drogas e banqueiros do jogo do bicho e não vem contribuindo para a redução do crime e da miséria. O primeiro baile aconteceu em 1840, no Hotel Itália no RJ, ao som de valsas e nada tinha a ver com os bailes de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário